Como a visão da máquina impactará a fábrica do futuro
Visão de máquina é uma tecnologia de processamento de imagem que permite a digitalização automatizada de objetos em um determinado campo de visão. Na indústria, a visão de máquina está sendo incorporada para desenvolver processos industriais, identificar áreas de melhoria e permitir a locomoção inteligente dentro da robótica. Os operadores da fábrica podem montar câmeras nas linhas de produção ou células para controle de processo em tempo real, inspeção e classificação do produto e orientação do robô.
A tecnologia permite que os robôs interpretem seus arredores visuais, o que permite que eles se movam independentemente. As informações visuais podem ser usadas para reconhecer o ambiente e tomar decisões que não são programadas diretamente.
Tirar conclusões
Uma câmera não enxerga da mesma maneira que o olho humano. Os sistemas de visão de máquina usam ‘software’ de detecção de padrões para examinar dados e tirar conclusões com base no conhecimento prévio. Esta técnica é particularmente útil ao inspecionar a qualidade das matérias-primas e produtos finais para falhas ou defeitos de componentes. Por exemplo, se um problema for encontrado, uma parte pode ser redirecionada ou o processo corrigido para resolver o problema.
Além da detecção de falhas, a visão de máquina pode ser usada para garantir que as operações sejam rastreáveis usando etiquetas de identificação. Uma câmera pode ler as ‘tags’, permitindo que as informações sejam usadas para direcionar o produto ou para registrar em qual estágio certas peças estão na cadeia de abastecimento.
Câmeras e sensores inteligentes podem digitalizar e transferir informações, decodificando o que capturam e eliminando a necessidade de interpretação humana. A máquina pode então decidir se as informações devem ser comunicadas a um sistema de controle central. Esses sistemas de baixo custo e fáceis de usar costumam ser uma boa opção para quem busca agilizar a fabricação automatizada.
Fábricas mais inteligentes
A visão da máquina é central para a ideia da fábrica inteligente, que se baseia em um sistema auto-organizado que consiste em uma rede de comunicação e uma troca inteligente de informações. Atuando como os olhos da fábrica, os sistemas de processamento de imagens podem computar informações que foram obtidas anteriormente através de testes manuais. Isso reduz o erro humano e permite que os robôs reajam com flexibilidade às informações para o controle da produção.
Como o equipamento de processamento de imagem captura, coleta e troca dados, é uma tecnologia chave para processos de produção interconectados. Esses dados não só podem ser transmitidos para a cadeia de valor, mas também usados para desencadear ações inteligentes.
A tecnologia pode até ser utilizada para examinar o estado das máquinas de produção quanto ao desgaste. Essas informações são úteis para manutenção e podem alertar o gerente da fábrica sobre a necessidade de solicitar um componente de reposição antes que ele quebre.
À medida que os sistemas de visão mecânica diminuem de tamanho e aumentam em velocidade, precisão e resolução, sua popularidade só deve crescer nos próximos anos, ajudando você a ver o caminho para a fábrica do futuro.
Deixe um comentário