Como funciona a Inteligência Artificial na Indústria

A indústria está se digitalizando cada vez mais, a empresa digital já é uma realidade. Os dados são gerados, processados ​​e analisados ​​continuamente. Os volumes de dados em ambientes de produção são a base sobre a qual são geradas representações digitais de plantas e sistemas inteiros. Esses gêmeos digitais têm sido usados ​​há algum tempo para estruturar o planejamento e o design de produtos e máquinas – e as próprias operações de produção – de forma mais flexível e eficiente, ao mesmo tempo que fabricam produtos personalizados de alta qualidade com mais rapidez e preços acessíveis.

Indústria e AI

Big data e IA dão à Indústria 4.0 um grande impulso. As soluções de software inteligente podem usar grandes volumes de dados gerados por uma fábrica para identificar tendências e padrões que podem ser usados ​​para tornar os processos de manufatura mais eficientes e reduzir seu consumo de energia. É assim que as plantas estão constantemente se adaptando às novas circunstâncias e passando por otimização, sem a necessidade de intervenção do operador. E conforme o nível de rede aumenta, o software de IA pode aprender a “ler nas entrelinhas”, o que pode levar à descoberta de muitas conexões complexas em sistemas que ainda não são ou não são mais evidentes ao olho humano. Software inteligente com tecnologia analítica suficientemente inteligente já está disponível. Mas se o processamento de dados é realizado usando uma solução em nuvem ou em nível local (por exemplo, usando a computação de borda) dependerá dos requisitos do usuário. Em muitos casos, a combinação de computação de ponta e nuvem é necessária para se beneficiar de ambos os mundos.

Segurança

Uma pré-condição para a Indústria 4.0 e para a inteligência artificial é uma infraestrutura de TI ponta a ponta, independentemente do tamanho da empresa. Essa é a única maneira de uma empresa se tornar parte do futuro digital. Mas isso sempre deve ser acompanhado por uma consciência de que digitalização e segurança cibernética precisam andar de mãos dadas. Os riscos são enormes sem as salvaguardas corretas em vigor. De acordo com o “Relatório de Risco Global” do Fórum Econômico Mundial de 2018, as perdas de negócios por meio de crimes cibernéticos nos próximos cinco anos chegarão a US $ 8 trilhões, excedendo em muito o produto interno bruto da Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *