Excelência operacional: uma visão geral
O que é Excelência Operacional?
Excelência operacional é definida como o processo de execução de uma estratégia de negócios de forma mais consistente e confiável do que a concorrência, resultando em aumento de receita, menor risco operacional e menores custos operacionais. Definir excelência operacional, na realidade, não é fácil. Você frequentemente encontrará definições que são muito amplas ou muito estreitas que parecem altamente plausíveis no papel – ser de classe mundial, ser o melhor globalmente, excelência em tudo o que fazemos – parecem familiares?
Outra definição popular e mais simples é a seguinte: Cada funcionário pode ver o fluxo de valor para o cliente e consertar esse fluxo antes que ele seja interrompido. Definir a excelência operacional dessa forma funciona porque se aplica a todos os níveis de uma organização, do nível C aos trabalhadores do chão de fábrica. Cada pessoa sabe que, para sua área específica, deve haver um fluxo visível de produto ou informação e deve ser capaz de reconhecer se esse fluxo é normal ou anormal e o que fazer se for o último. Em outras palavras, um produto flui do processo A para o processo B em uma quantidade específica, em um momento específico, para um local específico; se não for assim, algo está errado.
A segunda parte da definição significa que quando algo der errado, o funcionário deve saber como consertar o problema sem ver um gerente, relatando para a gerência ou convocando uma reunião. A ideia aqui é que os funcionários se concentrem em manter o fluxo, enquanto a administração se concentra no crescimento do negócio.
Excelência operacional e melhoria contínua
Excelência operacional e melhoria contínua andam de mãos dadas quando se trata de alcançar uma organização enxuta; no entanto, eles não são a mesma coisa. A melhoria contínua pode ser definida como um esforço contínuo para melhorar os processos, produtos ou serviços de uma organização ao longo do tempo. Isso acontece de forma incremental ao longo do tempo , em vez de instantaneamente a partir de uma única descoberta.
Embora a melhoria contínua seja importante, geralmente não é suficiente por si só, pois a organização continua a crescer e refinar seus processos, produtos e serviços. É aqui que entra a excelência operacional. Excelência operacional é mais uma mentalidade que aceita certos princípios e ferramentas para criar melhorias sustentáveis dentro de uma organização.
Excelência operacional significa aplicar as ferramentas e os processos certos para criar uma cultura de trabalho ideal que capacite os funcionários a assumir o controle do fluxo da operação e garantir que a melhoria contínua permaneça uma constante.
O que impulsiona a excelência ocupacional?
Fluxo. Em uma palavra, essa é a força motriz por trás da excelência operacional – ver o valor do fluxo e entender como corrigi-lo quando ele está bloqueado. Imagine que sua fábrica permite passeios onde qualquer pessoa pode entrar e ver todas as operações em ação; os visitantes podem ver exatamente a quantos processos ou estações o produto está sendo enviado ao cliente. Uma cervejaria, por exemplo, normalmente tem escritórios de vendas e operações acima do andar, onde a cerveja, fermentação, engarrafamento e embalagem acontecem. Os visitantes em um tour pela cervejaria podem ficar parados e observar todos os processos, desde onde as vendas são feitas até onde o produto é feito e embalado.
Este é um ótimo exemplo de sistema visual que permite a todos, até mesmo os visitantes, visualizar o fluxo do início ao fim. Qualquer pessoa deve ser capaz de responder a perguntas como, “nosso produto está no prazo para atender à demanda do cliente?” E “está tudo fluindo como deveria?” Existem alguns princípios para garantir que seu fluxo seja visual para todos e que todos possam ver o valor do fluxo.
Projete fluxos de valor enxutos
Reserve um tempo para criar um fluxo de valor de ponta a ponta, começando quando um pedido é feito / serviço é solicitado, até o momento da entrega ao cliente. Os mapas de fluxo de valor são uma ótima maneira de visualizar esse fluxo.
Faça com que esses fluxos de valor enxuto fluam
Certifique-se de que o fluxo de valor projetado flua livremente, comunicando-o por meio de alguma forma de treinamento formal. Isso garante que todos entendam os objetivos e tenham clareza sobre os resultados desejados. O treinamento também os ajuda a aprender quaisquer novas ferramentas que você queira implementar para atingir esse fluxo. Finalmente, é importante que cada pessoa saiba como o fluxo flui para dentro e para fora de suas áreas individuais.
Torne o fluxo visual
Existem duas maneiras de tornar o fluxo visual para excelência operacional: usando recursos visuais estáticos ou dinâmicos. Visuais dinâmicos (animações ou vídeos) permitem que os funcionários saibam o status atual do fluxo e visuais dinâmicos (imagens estáticas) indicam como o fluxo deve funcionar com base no design.
Padronize o trabalho para o fluxo
Uma vez que um fluxo de trabalho provou ser bem-sucedido, é importante padronizar o trabalho aplicado a essa área do fluxo.
Torne o fluxo anormal visível
Tornar o fluxo anormal visual tem duas funções: permite que os funcionários vejam quando o fluxo anormal acontece ou está prestes a acontecer para que possam corrigi-lo e também evita ocorrências futuras sem ter que pedir ajuda à gerência. Use visualizações como zonas verdes, amarelas e vermelhas e horários em que certos materiais devem ser movidos para cada processo.
Padronize o trabalho para fluxo anormal
O fluxo inevitavelmente falhará. Padronizar o que fazer quando isso acontecer ajuda você a voltar a funcionar rapidamente, de preferência sem pedir ajuda à gerência.
Melhore continuamente o fluxo
É importante que os funcionários sempre busquem maneiras de melhorar o fluxo por meio de ferramentas comprovadas, como kaizen e kanban, de maneiras diferentes.
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