O que é OEE? Overall Equipment Effectiveness
Muito se fala sobre o indicador OEE, mas o que de fato é, e como aplicar? Ele surgiu em meio a programas TPM (Total Productive Maintenance), com a necessidade de avaliar a eficiência total de um equipamento, nos quesitos: Disponibilidade, Performance, Qualidade, logo o percentual de OEE é a multiplicação destes três indicadores.
A Disponibilidade é o percentual de quanto o equipamento esteve disponível para produção, ou seja, é a relação de tempo em que o equipamento estava executando a produção sobre o tempo em que ele tinha programado para operação.
A Performance é o percentual de quanto o equipamento foi eficiente no tempo em que ele tinha para produção, ou seja, é a relação entre a quantidade produzida total sobre o resultado da multiplicação da quantidade de tempo disponível para produção e a capacidade nominal.
A Qualidade é o percentual que avalia o quanto os produtos que estão sendo produzidos são bons ou ruins, ou seja, é a relação entre o total de produção boa, sobre o total de produção geral (peças boas e ruins).
O indicador de OEE é crucial para as indústrias que desejam permanecer no mercado que está a cada dia mais competitivo. Com a chegada da indústria 4.0 os processos de análises de indicadores come o OEE, se tornaram mais efetivos e concretos, pois esses dados são gerados de forma automática e em tempo real, sem a interferência humana, garantindo assim uma total precisão nos indicadores gerados. O LeanTrack 4.0 é um software capaz de extrair o OEE e muitos outros indicadores de um equipamento produtivo com eficácia.
Deixe um comentário