Os 10 Princípios de Vicente Falconi
Vicente Falconi é um renomado consultor brasileiro em gestão empresarial. Ele é conhecido por suas contribuições para a melhoria de processos e resultados em diversas organizações. Para Falconi, uma boa gestão é resolver problemas e atingir metas, identificando e corrigindo as dificuldades
Estes são os 10 princípios de Falconi:
1 – Sem medição não há gestão.
2. Cada chefia deve ter entre três e cinco metas prioritárias, nunca mais do que isso. As prioridades devem ser sempre estabelecidas dentro de cada nível gerencial, de preferência por um critério financeiro.
3. As métricas financeiras são as principais não só para empresas, mas também para governos e até para igrejas. Nada existe sem recursos financeiros.
4. Problema é a diferença entre a situação atual e a meta.
5. Alta rotatividade de funcionários é inaceitável numa empresa. Indica a insatisfação das pessoas com as condições de trabalho e equivale a um vazamento de informações da empresa.
6. Liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo o certo.
7. Demitir quando necessário. Afastar de 5% a 10% por ano daqueles mais mal avaliados do time, abrindo espaço para novos valores e dando oportunidade para que os demitidos encontrem tarefas em que sejam mais felizes e valorizados.
8. Desculpas não constroem uma organização e são patéticas.
9. Dentro de uma organização, uma pessoa deve ser constantemente desafiada a buscar conhecimentos novos, e isso é feito por meio de metas ou de mudança de cargo, de forma a criar desconforto.
10. Os resultados do passado não servem para o futuro.
Deixe um comentário