Planejamento e controle da Produção
Para operar com eficiência e economia no departamento de manufatura de uma organização, os sistemas de planejamento e controle da produção devem ser integrados. O planejamento da produção e o subsequente controle da produção seguem o ajuste do design do produto e a conclusão do processo de produção.
O planejamento e controle da produção resolvem os problemas fundamentais de baixa produtividade, gerenciamento de estoque e utilização de recursos.
O planejamento da produção, o planejamento da remessa, a inspeção, o gerenciamento da qualidade, o gerenciamento de estoque, o gerenciamento de suprimentos e o gerenciamento de equipamentos exigem um planejamento de produção. O controle de produção garante que a equipe de produção possa atingir as metas de produção exigidas, o melhor uso de recursos, gerenciamento de qualidade e economia de custos.
O planejamento e o controle são os elementos básicos do sucesso do departamento operacional. Os benefícios do planejamento e controle da produção são os seguintes:
- Ao programar adequadamente o projeto da máquina, você pode garantir o melhor uso da capacidade, reduzindo assim o tempo de inatividade e o uso excessivo;
- Isso garante que o nível de estoque seja sempre mantido em um nível ideal, ou seja, não haja excesso ou falta de estoque;
- Ele também garante que o tempo de produção seja mantido em um nível ideal, aumentando assim o tempo de resposta. Por ignorar todos os aspectos da produção, sempre mantém a qualidade do produto final.
Planejamento de produção
O planejamento da produção é uma parte do planejamento e controle da produção, envolvendo conceitos básicos como o que produzir, quando produzir e quanto produzir. Envolve a visão de longo prazo do plano geral de produção. Portanto, os objetivos do plano de produção são os seguintes:
- Certifique-se de que a quantidade e qualidade adequadas de matérias-primas, equipamentos, etc. estejam disponíveis dentro do tempo de produção;
- Certifique-se de que a utilização da capacidade sempre atenda à demanda esperada.
Um plano de produção bem pensado garante que todo o processo de produção seja simplificado e tem as seguintes vantagens:
- A organização pode entregar um produto em tempo hábil e regular;
- O fornecedor será informado com antecedência para a solicitação de matéria-prima;
- Reduz o investimento em estoque;
- Reduz o custo geral de produção ao aumentar a eficiência.
O planejamento da produção é responsável pelo processo de planejamento do produto e duas estratégias básicas. O plano de produção é concluído em três níveis relacionados ao tempo, ou seja, planos de longo prazo envolvendo planos de fábrica, investimento de capital e planos de localização. O plano de médio prazo trata da previsão de demanda e do planejamento da capacidade e, finalmente, o plano de curto prazo trata das operações diárias.
Controle de produção
O controle de produção tenta usar diferentes tipos de técnicas de controle para atingir o desempenho ideal do sistema de produção, atingindo assim o objetivo geral do plano de produção. Portanto, os objetivos do controle da produção são os seguintes:
- Padronizar o gerenciamento de estoque;
- Organizar cronograma de produção;
- Uso ideal de recursos e processos de produção.
As vantagens de um controle de produção poderoso são as seguintes:
- Garantir um processo unificado para todos os processos de produção;
- Garantir economia nos custos de produção, melhorando assim o desempenho financeiro;
- Controle o desperdício de recursos;
- Manter padrões de qualidade em todo o ciclo de vida da produção.
O controle de produção não pode ser o mesmo em toda a organização. O controle da produção depende dos seguintes fatores:
- Natureza da produção (orientada para o trabalho, orientada para o serviço, etc.)
- Natureza da operação
- Tamanho da operação
- O planejamento e o controle da produção são essenciais para o deleite do cliente e o sucesso geral de uma organização.
Deixe um comentário