Problemas que a manufatura inteligente pode resolver para o seu setor
A manufatura é uma indústria dinâmica de 24 horas, onde os fabricantes enfrentam novos problemas e preocupações dia após dia. Os fabricantes serão fortemente assombrados por esses problemas de produção que surgem do nada, normalmente no pior momento possível e envolvem muito em jogo para a indústria de manufatura. A maioria dos operadores / gerentes de produção do processo de manufatura industrial não terá ideias sobre os desafios associados às operações de produção terrivelmente complicadas e intrincadas e provavelmente passarão noites em claro se esforçando para resolver os problemas de produção usuais. Os desafios dramáticos na indústria de manufatura certamente os obrigarão a repensar estratégias de manufatura poderosas. Portanto, há um novo cenário emergente, a transformação exige que os fabricantes se movam e mudem na velocidade da luz. É de sua responsabilidade de monitorar e supervisionar os aumentos de produção para resolver os problemas de produção existentes e emergentes. Este artigo, lista algumas das principais preocupações com as quais os fabricantes estão lutando e algumas soluções potenciais para alcançar a excelência operacional.
Gerenciamento pobre de estoque
Seja em qualquer indústria, manuseio e gerenciamento de estoque é imensamente crítico para o crescimento industrial e o mal gerenciamento do mesmo cria vários problemas de produção. Como parte da cadeia de suprimentos, desde supervisionar e inspecionar compras de fornecedores e clientes, gerenciar e proteger o armazenamento de estoque, controlar a quantidade de produto à venda, atender o pedido, o gerenciamento de estoque é a base. Não importa onde o estoque está localizado: seja ele armazém, vários locais, consignado ou despachado do fornecedor, gerenciar melhor o estoque é um absoluto para um fluxo de caixa aprimorado e despesas reduzidas. Dito isso, entender os desafios habituais na gestão de estoque começou a ser extremamente importante e os chefes da indústria estão procurando soluções para resolver os problemas.
Muitos dos desafios comuns que a indústria de manufatura enfrenta em relação à gestão de estoque são:
- Material mal localizado – Isso consumirá muito tempo de mão de obra e é difícil identificar um produto entre os estocados.
- Material desatualizado – Deixar de reconhecer e utilizar materiais obsoletos levará a um aumento nas despesas e desperdício do material.
- Estoque excessivo – Fraco controle e gerenciamento de estoque pelos gerentes.
- Roubo de estoque – A escassez ou roubo de material em estoque leva à paralisação ou atraso da produção.
Uma solução de uma etapa para enfrentar todos esses desafios é automatizar o gerenciamento de estoque. O sistema de rastreamento de estoque em tempo real permite às indústrias prever os níveis de estoque e otimizar as operações de trabalho. Ao obter as informações precisas das posições internas de cada ativo, há maior visibilidade do estoque. O sistema de rastreamento de estoque pode ser responsável por qualquer inconsistência nos níveis de estoque e alertar em tempo real. Com um sistema de gerenciamento de estoque preciso, é fácil rastrear o ponto onde o estoque foi perdido ou roubado.
Barreiras de comunicação na linha de produção
Os fabricantes contam com fornecedores globais para atender às suas necessidades de matérias-primas para concluir a fabricação de seus produtos com sucesso. Contar outras partes, como contratados, fornecedores, entre outros, em sua cadeia de suprimentos aumentará substancialmente as hipóteses de falha de comunicação e erro crasso. Além disso, a produção pode ser realizada em pontos distintos do país, ou mesmo em quatro cantos do planeta, e diversas equipes operando em componentes de um mesmo produto. O fato é que os fabricantes devem se certificar de que sua cadeia de suprimentos está funcionando adequadamente.
O obstáculo é que a equipe de manufatura diversificada que pode estar operando em todo o território ou no mundo não reconhece realmente onde está no processo. A atualização manual não será a solução correta. Isso ocorre porque eles podem perder coisas e também será mais demorado. Na falta de um meio eficaz de comunicar o que realmente está acontecendo, não há praticamente nenhuma maneira possível para todas as equipes que operam na produção ver se há alguma mudança emulada na programação de produção e dar a eles a oportunidade de reagir prontamente.
A solução potencial para enfrentar esses problemas de produção e melhorar a comunicação entre as cadeias de abastecimento é o uso de sistemas de monitoramento de produção em tempo real. Essa boa iniciativa permitirá que as cadeias de suprimentos façam uso dos dados gerados pelo sistema para fornecer insights em tempo real sobre como estão trabalhando. Com um acesso a esses dados em tempo real, também ajuda a melhorar o desempenho e a eficiência operacional.
Desempenho de chão de fábrica
Uma pequena alteração na linha de produção no chão de fábrica terá uma grande influência e efeito no desempenho da produção e criará sérios problemas de produção. Portanto, uma operação ideal do chão de fábrica é necessária para fortalecer o desempenho do chão de fábrica e definir o selo de eficiência sustentável do processo de produção. Desse modo, medir as métricas essenciais do chão de fábrica é necessário para garantir a eficiência da produção. Todo e qualquer gerente de produto, interessado em impulsionar o processo de produção e disposto a elevar a produção ao próximo nível, precisa coletar e analisar os dados relevantes ou métricas adequadas. As métricas perfeitas ajudarão os operadores a encontrar os pontos fracos em seu chão de fábrica, fornecendo todas as informações e percepções necessárias que cada fabricante exige para renovar e aumentar a produção indefinidamente. A única métrica importante é o OEE, que se tornou uma medida importante para muitas instalações de manufatura como uma forma de examinar a produtividade do chão de fábrica. É uma combinação de três medidas comumente usadas, como disponibilidade, desempenho e qualidade.
Disponibilidade é a detecção da quantidade de tempo que os ativos industriais estão funcionando para agregar valor ao processo produtivo contra a queda.
Desempenho é o quão ótimo os ativos estão operando em sua velocidade máxima de produção.
Qualidade é uma medida que reflete as rejeições como porcentagem da produção.
Por não ter a medição OEE, os fabricantes enfrentarão vários desafios, incluindo mal-entendidos no chão de fábrica, resultando finalmente em baixa eficiência de produção.
Por isso, o sistema de medição OEE pode ser implementado no chão de fábrica para permitir acesso em tempo real à produtividade da máquina, disponibilidade e desempenho do operador e também oferece suporte a novos recursos, como manutenção preditiva. Com este novo nível de precisão prognóstica, vem uma melhoria nos processos de monitoramento de condição, proporcionando aos fabricantes uma visibilidade total de sua linha de produção. Isso proporcionará maior eficiência e produtividade em todas as operações no chão de fábrica, proporcionará resultados de maior qualidade e aumentará a lucratividade.
Deixe um comentário